Arquitetura Associativismo Igreja católica

Fórum Abel Varzim Desenvolvimento e Solidariedade (1996- )

Em 27 de abril de 1996, por iniciativa de um grupo de Cristãos, dos quais se destacavam o Dr. João Gomes e no qual se incluía o Arquiteto Nuno Teotónio Pereira foi criado o Fórum Abel Varzim Desenvolvimento e Solidariedade.

O Fórum nasceu para defender os princípios que constituem o património da humanidade e que respeitam e promovem a liberdade e a dignidade da pessoa humana.

Procurava-se aprofundar e divulgar a Declaração dos Direitos do Homem, a Doutrina Social da Igreja e o Pensamento e obra do Padre Abel Varzim.

No Plano das atividades, o Fórum nasceu para apoiar iniciativas com vista à mudança do País, no sentido de uma maior justiça, solidariedade e desenvolvimento social. Também pretendia ajudar à mudança de mentalidades e do comportamento dos portugueses no sentido da realização de uma cidadania plena. E, naturalmente o Fórum deveria cooperar com entidades nacionais e estrangeiras empenhadas no respeito pela dignidade da pessoa, na justiça social e na solidariedade.

Assim, ao longo destes anos o Fórum Abel Varzim promoveu Conferências, Colóquios , Seminários e até um curso : Uma proposta de Educação para a Cidadania.

No Plano editorial, além da produção regulara da Revista «Transformar», publicou diversos livros dos quais se destacam:
Abel Varzim – Um testemunho para hoje
Abel Varzim – Entre o Ideal e o Possível
Procissão dos Passos – de Abel Varzim
Abel Varzim e o seu tempo.

Mais recentemente, em colaboração com a Editorial Cáritas, foram publicados uma nova edição de Procissão dos Passos , Tráfico de Seres humanos e Que fizeste do teu Irmão?.

O Fórum mantém atualizado um site na Internet onde são publicados artigos para reflexão, notícias e proposta de compromissos.

O Arquiteto Nuno Teotónio Pereira foi durante vários anos um colaborador dedicado nas iniciativas e atividades do Fórum. É, no entanto, de destacar o seu papel na construção do Centro Social, Cultural e Recreativo Abel Varzim em Cristelo (Barcelos), terra onde nasceu o Padre Abel Varzim, enquanto autor do projeto. É também da sua autoria, e da Escultora Irene Buarque, um «Memorial» ao Padre Abel Varzim que se encontra junto às instalações do Centro.

Referindo-se ao Padre Abel Varzim, o Arquiteto Teotónio Pereira lembrava: «Conheci-o durante os seus afazeres apostólicos e convivi com ele em muitas ocasiões. No ano de 1957 decidiu regressar a Cristelo, sua terra natal, onde eu e a minha primeira mulher nos deslocamos algumas vezes. A sua morte, poucos anos depois, deixou-nos uma imensa dor, mas sem nunca esquecermos o seu espírito e a sua ação em prol dos trabalhadores».

António Soares
Janeiro de 2022

Este texto está licenciado com a licença Creative Commons BY-NC-ND: é permitido copiá-lo e distribuí-lo gratuitamente; obriga à referencia à autoria; proíbe o seu uso para fins comerciais; e não permite a sua modificação.