Associativismo Urbanismo

Grupo de Amigos de Castelo de Vide (1992- )

O Grupo de Amigos de Castelo de Vide é uma associação regionalista, fundada a 24 de dezembro de 1992. Esta Associação, de fins não lucrativos, é formada por naturais, residentes e amigos do concelho de Castelo de Vide, por tempo indeterminado, com a finalidade da defesa, da divulgação e do progresso dos interesses do concelho, bem como o intercâmbio humano entre residentes e não residentes.

A associação tem por objetivo impulsionar e desenvolver o estudo e defesa dos interesses castelo-videnses. Quais os propósitos?

• A divulgação, defesa, estudo e valorização do património histórico, artístico, monumental, arqueológico e etnográfico do concelho.
• O Desenvolvimento, entre os seus associados, de atividades de carácter intelectual, cultural, desportivo, cívico e de solidariedade.
• A Divulgação turística do concelho.
• O Estudo e a divulgação da realidade económica, social e cultural do Concelho.
• O Estabelecimento de relações com os órgãos autárquicos e entidades associativas do concelho, bem como com outros núcleos, designadamente com a Casa do Alentejo, e ainda, com a Imprensa Regional.

Trata-se do maior agrupamento associativo do concelho, que conta com centenas de associados efetivos.  É proprietário de um jornal – Notícias de Castelo de Vide, que está a passar por um processo de desenvolvimento digital.

De destacar a participação da associação no primeiro orçamento participativo de Portugal, na pasta da cultura, com o projeto vencedor, Evocação a Garcia de Orta- 450 anos da sua morte, (1500-1568), no ano de 2017, cuja operacionalização das atividades pode ser visto em www.entredialogos.pt.

Entre outras ações convidmos o visitante a conhecer a escultura “Colóquios dos Simples” de Maria Leal da Costa, que se encontra no Jardim Garcia de Orta, em Castelo de Vide.

Rege-se pelasdisposições aplicáveis às associações, pelo presente estatuto e pelas deliberações da Assembleia Geral.

Amigo de Castelo de Vide

Nuno Teotónio Pereira era o associado nº 270 do GACV, esteve sempre muito ligado a Castelo de Vide e à região. A família tem casa em Marvão e o seu filho Miguel Teotónio Pereira trabalha na Biblioteca Municipal Laranjo Coelho de Castelo de Vide; também o seu neto Tiago Teotónio Pereira vive e trabalha na região (Portalegre e Évora).

Profissionalmente, o arquiteto foi o autor dos Planos Gerais de Urbanização de Castelo de Vide (1980-1982) e de Póvoa e Meadas (1985), no primeiro caso, coadjuvado por João Reis Gomes.

Com Ana Rita Santos Jorge desenvolveu entre 1989 e 1991 um projeto para a Reabilitação do Castelo e Muralhas de Castelo de Vide, infelizmente abandonado.

E entre 1992 e 1995 preparou o Plano Diretor Municipal de Castelo de Vide em colaboração com Luís Sá Pereira e Miguel Aragão.

Castelo de Vide e os amigos de Castelo de Vide agradecem a sua colaboração.

Carmo Fernandes Alexandre
Dezembro de 2021

Este texto está licenciado com a licença Creative Commons BY-NC-ND: é permitido copiá-lo e distribuí-lo gratuitamente; obriga à referencia à autoria; proíbe o seu uso para fins comerciais; e não permite a sua modificação.


CONTEÚDOS RELACIONADOS

Ver Testemunho de Carolino Tapadejo
Ver Medalha de ouro da Vila de Castelo de Vide