Arquitetura Centenário Eventos Urbanismo

Como foi o passeio em Olivais Norte

Vista dos edifícios em bandas, com zonas de vizinhança e intervenção artística: arqs. Nuno Teotónio Pereira e António Pinto Freitas. Foto: Filipe de Portugal

O 2º passeio pela Lisboa de Nuno Teotónio Pereira decorreu nos Olivais Norte, no sábado, 9 de abril, e contou com cerca de meia centena de participantes, os quais, guiados pelos conhecimentos, simpatia e humor do arq. António Baptista Coelho (cujos apontamentos de trabalho podem ser consultados aqui), constataram de perto a excelência do desenho urbano do Plano de Urbanização da Zona de Olivais Norte. A Modernidade que não só resiste ao passar do tempo como se revigora todos os dias.

Escadas de edifício em “Y”, arq. João Vasconcelos Esteves. Foto: Paulo Ferrero

Com efeito, pudemos calcorrear este bom exemplo de Planeamento, por entre blocos habitacionais, erguidos aparentemente de forma aleatória, uns baixos, outros altos, uns em correnteza, outros em torre, e espaços verdes; os que já lá estavam e foram incorporados numa nova paisagem, e os que foram plantados de raiz, promovendo um são convívio entre volumes de betão, tijolo e vidro e oliveiras, pinheiros mansos, araucárias, choupos, e por aí fora.

O ponto alto do passeio, literalmente, foi a subida à cobertura da torre que Teotónio Pereira, Pinto Freitas e Portas desenharam em 1958, e que foi prémio Valmor de 1967, por sinal a primeira vez em que se premiou uma construção de cariz social. Todos imaginámos o que seria o efeito visual para quem, subindo ou descendo de elevador, ia vendo os belos efeitos decorativos dos diferentes patamares, piso a piso, em sequência rápida, num autêntico caleidoscópio de cores e formas. Infelizmente, hoje as portas dos elevadores são opacas.

Um grande obrigado, arq. António Baptista Coelho, por nos ter proporcionado um excelente passeio na companhia, sempre, do ausente-presente Nuno Teotónio Pereira.

Paulo Ferrero
12 de Abril 2022


CONTEÚDOS RELACIONADOS

NTP na crónica “A Voz do Corvo”
Os Olivais Norte no centenário de NTP