Passam agora 50 anos que se realizou a vigília da Capela do Rato, acontecimento ao qual foi dado relevo no quadro das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Os primeiros aniversários “redondos” anteriores (1982, 1992) foram ocasiões em que Nuno Teotónio Pereira lembrou, e refletiu, sobre o significado desta iniciativa na qual esteve envolvido desde o início.
Encontrámos na sua produção bibliográfica, que deixou perfeitamente organizada no seu arquivo pessoal, cinco textos sobre a vigília da Capela do Rato. Dois deles, os mais longos e reflexivos, inéditos, ao que sabemos.
Em “Reflexões sobre a ocupação da Capela do Rato” (1982), que será publicado pela revista Reflexão Cristã no início de 2023, ele procura responder à questão “Porque se fez a ocupação da Capela do Rato quando já iam decorridos 12 anos de guerra colonial? Porquê tudo tão tarde?”.
Dez anos depois, ao escrever sobre “O longo caminho até à Capela do Rato” (1992) pretende demonstrar como “A ocupação da capela do Rato não foi um acontecimento isolado: só foi possível porque se inseriu num processo de tomada de consciência cada vez mais alargado e que foi promovendo iniciativas e encontrando formas organizativas adaptadas às circunstâncias e às capacidades do movimento que entretanto se ia desenvolvendo e ramificando.”
O terceiro texto, “Capela do Rato: a rebelião católica” (1992) é uma síntese que fez parte da sua colaboração regular no jornal Público, durante vários anos.
Os dois últimos, “Vigília da Capela do Rato” (1996) e “Capela do Rato, vigília da” (1999) são entradas em dois dicionários sobre a História recente do país, e por isso a sua apresentação gráfica é tão compacta, e também mais curta.
Há, evidentemente, informação repetida nos vários escritos. Mas em cada um se encontram ângulos diferentes, tanto em termos factuais, como reflexivos. Cremos que constituem, no seu conjunto, uma contribuição para o nosso conhecimento coletivo.
Luísa, Miguel e Helena Teotónio Pereira, Alice Cruz e Tiago Teotónio Pereira
30 de Dezembro de 2022
DOCUMENTO EM PDF: A vigilia da capela do Rato_cinco textos de NTP
CONTEÚDOS RELACIONADOS
– Co-organiza a Vigília da Capela do Rato
– É preso pela terceira vez, com o filho Miguel e outras 12 pessoas
– Entrevista de Fernando Rosas a NTP (1998)