A Fundação Calouste Gulbenkian apoiou várias acções realizadas pelo MRAR, nomeadamente um “Curso de Arquitectura Sacra” (Janeiro 1958) organizado no âmbito do concurso para a construção da igreja do Sagrado Coração de Jesus; a realização da “Exposição de Arte Sacra Moderna” (1956 e 1960); o concurso do ante-projecto para a construção da Sé de Bragança e a apresentação em Portugal (1964) da exposição itinerante “Novas Igrejas na Alemanha”.
Esta ligação reatou-se em 2007, quando um dos seus fundadores, o arquitecto Nuno Teotónio Pereira fez a doação à Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian do seu espólio, a que se juntaram mais alguns documentos oferecidos pelos arquitectos António de Freitas Leal e Diogo Lino Pimentel. O conjunto é constituído por 300 espécies documentais, distribuídas por 6 dossiês, fundamental para o estudo não só do MRAR, como da arquitectura moderna em Portugal.
No dia 15 de janeiro de 2007, o arquiteto Nuno Teotónio Pereira apresentou formalmente ao Diretor da Biblioteca de Arte (BA) da Fundação Calouste Gulbenkian, à época José Afonso Furtado, uma carta a propor a doação do espólio do Movimento de Renovação da Arte Religiosa (MRAR). Esta doação foi realizada em nome de Nuno Teotónio Pereira e de todos os artistas e historiadores que fizeram parte do MRAR, com o objetivo de preencher uma importante lacuna sobre o conhecimento da arquitetura e da história da arte do século XX português. O contrato de doação do Espólio foi assinado em cerimónia pública no dia 12 de março de 2007.
O Espólio está integrado no acervo da Biblioteca de Arte e está acondicionado no seu depósito.
Todo o espólio se encontra digitalizado e disponível ao público através do catálogo da Biblioteca de Arte. Considerando que a maioria dos documentos são de autores cujos direitos ainda se encontram legalmente protegidos, esses conteúdos digitais são acedidos pelo público na rede interna da Fundação.
A temática principal do Espólio é:
• Arquitetura religiosa do século XX
• Arte sacra do século XX
O Espólio é composto por monografias, catálogos de exposições, publicações periódicas, boletins informativos, recortes de imprensa, postais, convites, manuscritos, datiloscritos, desenhos e correspondência, distribuídos por 6 dossiês, designadamente:
• 1 dossiê com 29 documentos sobre o projeto da Sé Catedral de Bragança e debate ocorrido em seu torno (projeto de arquitetura, correspondência, convites e recortes de imprensa);
• 1 dossiê com 102 documentos (artigos de várias publicações sobre arquitetura e arte sacra, notícias de atividades ou assuntos relacionados com o Movimento);
• 1 dossiê com 23 documentos do Patriarcado de Lisboa e outras Instituições (manifestos, catálogos de exposições, texto de Nuno Teotónio Pereira, folhetos);
• 1 dossiê com 34 documentos manuscritos sobre arte sacra;
• 1 dossiê de publicações do MRAR com 49 documentos (catálogos, Boletim e postais editados pelo M.R.A.R., desenho, envelope e ficha de sócio);
• 1 dossiê com 64 documentos do MRAR (relatórios, programas de atividades, correspondência, estatutos, inquérito, listagem de sócios).
PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS
• 19 títulos de publicações periódicas, num total de 175 exemplares
MONOGRAFIAS
• 15 títulos de monografias
A documentação que integra o Espólio encontra-se em razoável estado de conservação. O Plano de Preservação deste conjunto incluiu a sua desinfestação em atmosfera controlada por diminuição de oxigénio, observação e análise do estado de conservação dos exemplares, remoção de elementos de preensão metálicos e fitas autoadesivas, higienização mecânica e acondicionamento em embalagens de conservação. Todo o conjunto encontra-se armazenado em ambiente climatizado.
O tratamento documental pressupôs a preservação da integridade do conteúdo intelectual do Espólio, mantendo a organização física e intelectual originais. Foi criado um código específico de coleção – MRAR – Movimento de Renovação da Arte Religiosa – que permite agregar toda a informação relativa a esta coleção.
Nos registos bibliográficos (tanto de monografias como de publicações periódicas) foi registada uma nota de proveniência com a indicação de “Colecção Movimento de Renovação da Arte Religiosa”.
Toda a documentação que compõe o Espólio encontra-se acessível para pesquisa através do catálogo em linha da Biblioteca de Arte. Uma parte está digitalizada e o acesso às cópias digitais está condicionado e definido seletivamente de acordo com a política de acesso e difusão em vigor.
Janeiro de 2022
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