Arquitetura Urbanismo

Sistema de Informação para o Património Arquitetónico / Forte de Sacavém

Instituição
Direção-Geral do Património Cultural/Sistema de Informação para o Património Arquitetónico/Forte de Sacavém (DGPC/SIPA/FS)
Morada
Rua do Forte de Monte Cintra, 2685-141 Sacavém
URL
http://www.monumentos.gov.pt
Data de Entrega da Documentação
Julho de 2008
Email
sipa@dgpc.pt
Nome do Fundo
Arquivo profissional Nuno Teotónio Pereira
Sigla
NTP
Período Cronológico
1944-2007
Tipologias Documentais
Fotografias, desenhos técnicos, esboços e esquissos, documentos textuais
Inventário do Espólio
Realizado e disponível em formato eletrónico através da rede local (interna)
Assuntos
Arquitetura / Urbanismo
Condições de Acesso
Consulta presencial mediante marcação prévia (sipa@dgpc.pt) / telef. 219 427 780/81

Espólio Profissional do Arquiteto Nuno Teotónio Pereira

O Arquivo do Arquiteto Nuno Teotónio Pereira encontra-se à guarda do SIPA – Sistema de Informação para o Património Arquitetónico/Forte de Sacavém, serviço integrado na Divisão de Arquivo, Documentação e Bibliotecas e no Departamento dos Bens Culturais da Direção-Geral do Património Arquitetónico, dependente do Ministério da Cultura.

A integração do Arquivo do Arquiteto Nuno Teotónio Pereira no acervo arquivístico do Forte de Sacavém, em julho de 2008 (IHRU entidade detentora à data), insere-se numa política de salvaguarda e valorização de coleções e espólios documentais produzidos por entidades com atividade relevante nos domínios da Arquitectura, Engenharia, Urbanismo, Artes Plásticas e Design.

O Arquiteto Nuno Teotónio Pereira, com fundamento na qualidade do serviço público prestado no Forte de Sacavém, em prol da memória da arquitetura e dos seus agentes, movido pelo princípio da valorização da coisa pública e acreditando no papel cultural do Estado, decidiu entregar ao SIPA, sem qualquer contrapartida, todo o seu arquivo profissional.

Este arquivo tem como âmbito cronológico 1944-2007 e é constituído por 1.479 unidades arquivísticas, nas quais se integram 19.892 espécies fotográficas e 35.351 desenhos técnicos, esboços e esquissos, aliada a um imenso acervo de documentos textuais. Esta variedade de registos encontra-se associada a uma riqueza e diversidade de conteúdos, representativos das várias vertentes da atividade artística, científica e técnica do seu autor nos domínios da Arquitectura e Urbanismo.

O inventário já realizado pelo SIPA identificou documentação referente a diversos projetos e obras decorrentes de encomendas privadas e públicas em vários pontos do país e no estrangeiro, e muito especialmente na cidade de Lisboa, onde se encontra a maior parte da sua obra. Dos trabalhos de Arquitectura efetuados, destacamos:

• Hotel do Alentejo, Elvas, com Manuel Costa Martins (1946);
• Forte da Giribita, Paço de Arcos (1946);
• Igreja Paroquial de Águas (1949);
• Bloco das Águas Livres, Lisboa, com Bartolomeu Costa Cabral (1953);
• Conjunto de Casas de Renda Económica de Vila do Conde, Federação das Caixas de Previdência, com Nuno Portas (1957);
• Conjunto de Casas de Renda Económica de Barcelos, Federação das Caixas de Previdência (1958);
• Igreja do Sagrado Coração de Jesus, com Nuno Portas (1962 – 1976);
• Nova Igreja Paroquial de Almada, com Nuno Portas e Luís de Almeida Moreira (1963);
• Edifício Comercial na Rua Castilho [Franjinhas], Lisboa, com João Braula Reis (1965);
• Urbanização do Restelo / Câmara Municipal de Lisboa – EPUL, com Nuno Portas, João Paciência, Pedro Botelho e outros (1970);
• Plano Geral de Urbanização de Castelo de Vide, com João Reis Gomes (1978);
• Agência da Caixa Geral de Depósitos, Horta, Açores, com Mário Costa Crespo (1983);
• Plano de Urbanização – Pólis de São João de Malta, Covilhã, com Luís Cabral – ARPAS, Lda. (2000);
• Plano de Mobilidade Pedonal, Covilhã (2004).

O tratamento arquivístico deste espólio consistiu na identificação, ordenação, limpeza e higienização, diagnóstico ao estado de preservação e conservação (no caso dos desenhos), reacondicionamento, reinstalação e descrição de desenhos, fotografias, documentação textual e espécies bibliográficas e encontra-se concluído, sendo facultada a sua consulta ao público.

A consulta do Arquivo Nuno Teotónio Pereira está acessível, mas não disponível em formato digital, por essa razão deverá ser previamente agendada com o Sistema de Informação para o Património Arquitetónico/Forte de Sacavém através de solicitação a remeter por correio eletrónico para o endereço sipa@dgpc.pt.

A pesquisa ao espólio, processa-se através de inventários acessíveis em formato eletrónico através da rede local (interna).

Janeiro de 2022