Sobre o projeto

Este é um contributo para o centenário de Nuno Teotónio Pereira e para o futuro. É uma forma de celebrar a sua vida, obra e pensamento, e é uma ocasião para manter viva a sua persistência em compreender o que nos rodeia e em lutar pela justiça, contra todas as desigualdades.

Optámos por construir este sítio procurando tirar partido de um instrumento acessível, que é possível ir aprofundando e melhorando. Para o qual esperamos atrair atenção e vontade de participação de pessoas, organizações e grupos diversos. Para se conversar sobre o passado, o presente e o futuro.

Pensámo-lo em torno de três pilares:
1) dar a conhecer a pessoa, a vida e a obra do Nuno;
2) facilitar e estimular a investigação sobre a sua obra e época;
3) manter ligações entre causas e projetos em que ele se envolveu e os mesmos na atualidade.

O nosso maior desafio foi como articular as várias facetas de uma mesma pessoa, que manteve sempre uma grande unidade interior ao desdobrar-se por mil atividades em várias áreas de intervenção.

Não há aqui nenhuma pretensão de exaustividade, que nunca seria possível. Antes encontrarão fragmentos de realidades e discursos que fazem parte de um grande puzzle que é o nosso país e o nosso mundo. Convidamo-vos a descobrir este sítio onde podem encontrar contributos do próprio Nuno, que foram sendo recolhidos ao longo da sua vida, e informações detalhadas sobre a sua obra e época, incluindo testemunhos daqueles que conviveram e partilharam projetos e causas com ele, enriquecendo assim os vossos entendimentos e opções.

Este é um sítio em permanente construção, pelo que receberemos os vossos comentários e contribuições com muito agrado e sempre com o horizonte de aprofundar e dar continuidade ao legado profissional, cívico, político e humano que o Nuno nos deixou.

Empenhámo-nos neste projeto, filhos e netos, com a colaboração da Irene Buarque e de um grupo que nos acompanhou e apoiou nesta aventura: Helena Roseta, João Ferrão, Júlio Pereira, Natércia Coimbra e Victor Mestre. Registámos com alegria a disponibilidade de todas as pessoas e instituições que deram o seu contributo específico para o seu arranque. Cremos que continuamos a contar com todos/as.

Agradecemos o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, que em muitas ocasiões, ao longo de décadas, se cruzou com o Nuno e com iniciativas em que ele se envolveu.

Por fim, queremos lembrar que em 2022 se celebra o centenário de muitas outras figuras da vida e da cultura portuguesa. O Nuno falava nisso, sentia-se bem acompanhado por uma geração com a qual partilhou tantas referências, situações, e por vezes lutas. Uma saudação especial para os seus colegas de profissão que nasceram no mesmo ano: Cândido Palma de Melo, Carlos Manuel Ramos, Francisco da Conceição Silva, Gonçalo Ribeiro Telles, Manuel Costa Martins, Manuel Tainha, Octávio Lixa Felgueiras, Sebastião Formosinho Sanches, Victor Palla.

Luísa, Miguel e Helena Teotónio Pereira, Alice Cruz e Tiago Teotónio Pereira
30 de janeiro de 2022