GEORGE KUBLER
O número de Março da revista “Casabella” – o qual é dedicado ao campus da Universidade de Aveiro – traz a notícia da morte, aos 84 anos, do notável historiador da Arquitectura norte-americano George Kubler, professor em Yale.
Kubler, que se dedicou especialmente à História da Arquitectura Latino-Americana com perspectivas sempre inovadoras, é autor de uma obra capital para o conhecimento da Arquitectura portuguesa: “Portuguese Plain Architecture between Spices and Diamonds (1521-1706)”, publicada em 1972 nos Estados Unidos. Esta obra foi finalmente editada entre nós em 1988 pela editora Vega com o título “A arquitectura Chã em Portugal”, em tradução de Jorge H. Pais da Silva e com prefácio de J. Eduardo Horta Correia.
Na sua obra “Arquitectura Portuguesa – Renascimento, Maneirismo, Estilo Chão” (Presença, 1991), Horta Correia afirma que a historiografia portuguesa do período em questão “só veio a impor-se metodologicamente e a ganhar foros de período coerentemente autónomo com o estudo de George Kubler”. E mais adiante refere-se à “importante descoberta kubleriana do estilo chão”, que aquele autor considera um sub-período, englobando algum Maneirismo, mas onde outro Maneirismo se afirma autonomamente.
Pela profundidade dos estudos e pesquisas que desenvolveu relativamente a uma época-chave da arquitectura portuguesa e pelo carácter inovador com que sintetizou e nomeou esse período, a memória de Kubler não podia deixar de ser recordada neste momento entre nós.
PEREIRA, Nuno Teotónio. “George Kubler”. Boletim da APP, Maio 1997.
Existe original impresso, 1 p.
GEORGE ALEXANDER KUBLER (1912-1996). Historiador.