Arquitetura

José Silva Carvalho

Nuno Teotónio Pereira e o CIALP

No primeiro mandato para que fui eleito num Conselho Directivo da AAP/OA (Associação dos Arquitectos Portugueses/Ordem dos Arquitectos), no triénio de 1990/92, constatei serem inexistentes contactos estruturados entre os arquitectos portugueses e os dos restantes países de língua portuguesa espalhados um pouco por todo o mundo.

Tendo tido conhecimento da realização em Lisboa no ano de 1990 de um seminário organizado pela UIA (União Internacional dos Arquitectos), sob o tema dos Espaços Educativos e Culturais, que teria a presença de vários colegas dos países de língua portuguesa, julguei que seria importante a proposta da criação de uma estrutura que dinamizasse tais relações profissionais, pelo que, com a colaboração do colega Jorge Farelo Pinto, foi organizado em Março desse ano de 1990 uma reunião prévia para auscultação dos presentes, que aí manifestaram o seu acordo de princípio.

Tal proposta de estrutura só teria no entanto em Portugal condições para uma concretização efectiva se fosse assumida pelo colectivo da AAP/OA, pelo que auscultei Nuno Teotónio Pereira, o colega que nessa data tinha o destacado cargo de Presidente e por quem tinha relações de forte consideração e amizade.

Num tempo em que não havia ainda sido criada a CPLP (Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa), a resposta de Nuno Teotónio Pereira excedeu as espectativas, apoiando e incentivando um encontro específico em Lisboa com essa finalidade, que teve lugar nos dias 28 e 29 de Junho de 1991. Fez questão em estar presente nesse encontro, já com a presença de perto de 30 colegas em representação dos vários países, criando-se aí o CIALP, Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa, com a discussão e aprovação dos seus primeiros estatutos.

1º Encontro do CIALP. Da esquerda para a direita: José Silva Carvalho, Francisco Silva Dias, Nuno Teotónio Pereira e Jorge Farelo Pinto (1991)

Para os arquitectos dos restantes países, o prestígio e o apoio de Nuno Teotónio Pereira ao novo conselho internacional, foram certamente significativos para a sua igual adesão. A delegação dos arquitectos portugueses presente na criação do CIALP, foi composta por Nuno Teotónio Pereira, Francisco Silva Dias, José Silva Carvalho e Jorge Farelo Pinto.

José Silva Carvalho
Fevereiro de 2022


CONTEÚDOS RELACIONADOS

Sindicato Nacional dos Arquitectos – Associação dos Arquitectos Portugueses – Ordem dos Arquitetos