
O dia das surpresas
Ao nascer, o segundo filho de Alice e Luís Teotónio Pereira não podia imaginar como a família ia crescer e multiplicar-se…
Em dia de aniversário, o Nuno gostava de surpresas. Desta vez, foi ele quem nos surpreendeu: recuperámos a descrição de uma viagem fundamental que fez aos Estados Unidos da América, Cuba e México, transcrita de dez cartas e dois postais enviados à Natália entre 25 de Setembro e 18 de outubro de 1963. Vejam aqui.
Com esta dádiva com mais de seis décadas damos início ao Destaque de 2026: testemunhos de viagens do Nuno, parte importante da sua vida. Para além desta e de outras que publicaremos ao correr dos próximos meses, podem saborear aqui o estudo da arquiteta Maria Tavares sobre a viagem de NTP e Nuno Portas a Itália, em 1958.
No entanto, não fechamos ainda as portas ao Destaque de 2025, dedicado a “Marvão e arredores”, que arrancou a pretexto da compra da casa, na vila, em 1965. Conheçam aqui uma parte do trabalho de NTP em Castelo de Vide, neste caso em colaboração com o arquiteto Nuno Malato. E não percam a breve história de como o primeiro grande projeto de dois jovens arquitetos, construído em Elvas entre 1946 e 1949, se transformou muitos anos depois na residência de estudantes e cantina da Escola Superior Agrária de Elvas, aqui contada pelo então Presidente do Conselho Diretivo da ESAE, Gonçalo Barradas.
Testemunhos, vão-nos chegando sempre, alguns inesperadamente.
Os dois últimos dão-nos a conhecer interações profissionais, de maior ou menor duração, mas em ambos os casos que não foram esquecidas. A Isabel Costa Lopes fez parte da equipa que estudou e publicou exemplos do património do Montijo a preservar, e lembra aqui essa experiência. A Inês Andrade Marques entrevistou o Nuno para um trabalho académico, como explica, num quase ensaio, aqui.
Surpresa, surpresa, foi também a inauguração da Rua Nuno Teotónio Pereira, ao Lumiar, e do Memorial “Janelas da Liberdade”, no Campo Grande, em Lisboa, acontecimentos que serão devidamente noticiados nos próximos dias.