No dia do Município, que se celebra na 2ª feira de Páscoa, houve dois eventos nos quais a ligação entre NTP e o concelho estiveram expressamente presentes.
No início da manhã foi inaugurada a exposição “Nuno Teotónio Pereira: influência no urbanismo em Castelo de Vide”, que pode ser visitada nos próximos dois meses no edifício dos Paços do Concelho. Na presença do Presidente da Câmara, da representante da Ordem dos Arquitetos, e de uma assembleia atenta, o conteúdo e lógica de desenvolvimento dos 20 painéis foram apresentados pelo arqto. Luís Pedro Cruz, que elaborou uma reflexão sobre a influência de uma geração de arquitetos que perdurou na experiência de trabalho de colegas mais novos no território, detendo-se depois na intervenção de planeamento urbano que durante duas décadas o Nuno coordenou em Castelo de Vide e Póvoa e Meadas. Este tempo continuado de trabalho, que implicou várias escalas, de planos gerais a planos de pormenor, tem vindo a ser lentamente posto em prática, com as alterações devidas ao evoluir dos contextos locais.
Já no espaço do Cine-Teatro, o município prestou homenagem a alguns dos seus colaboradores e a três personalidades que se distinguiram “por feitos excecionais na prestação de serviços altamente meritórios e relevantes ao Município e seus habitantes, com reconhecido interesse público (…).” Irene Buarque, Maria Eduarda Gonçalves e Lucelinda Salgueiro Roque receberam a Medalha de Ouro da Vila de Castelo de Vide em nome dos seus maridos, respetivamente, Nuno Teotónio Pereira, o biólogo Mário Ruivo e o advogado Mateus António Maniés Roque (entre muitas outras atividades, um dos fundadores do Grupo de Amigos de Castelo de Vide).
CONTEÚDOS RELACIONADOS
– Exposição em Castelo de Vide
– Grupo de Amigos de Castelo de Vide