Arquitetura Eventos Habitação

NTP na Revista Estudo Prévio nº 20

O número VINTE da revista EP – Estudo Prévio é um número especial: “Não quisemos deixar de celebrar o facto de termos chegado ao número 20. Para comemorar a chegada às duas dezenas de edições da revista convidámos os arquitetos Pedro Baía e Ricardo Carvalho para coordenarem um dossier histórico. Este dossier é composto por uma seleção de textos fundamentais na arquitetura portuguesa das últimas décadas, há muito esgotados ou hoje difíceis de encontrar, aos quais queremos dar nova divulgação, em português e inglês” (do editorial).

Os 16 textos selecionados começam com o Manifesto à cidade de Ponta Delgada dos arquitectos e estudantes de Arquitectura micaelense, assinado por oito profissionais, e continuam com os seguintes autores: Vítor Figueiredo, Fernando Távora, Amâncio de Alpoim (Pancho) Guedes, Carlos dos Santos Duarte, Nuno Teotónio Pereira, Nuno Portas, Gonçalo Byrne, Raúl Hestnes Ferreira, Alexandre Alves Costa, Álvaro Siza Vieira, Manuel Mendes, Paulo Varela Gomes, Manuel Graça Dias, Ana Tostões e Manuel Taínha.

O número inclui ainda uma entrevista ao historiador de arquitetura Tim Benton e duas recensões, da autoria dos arquitetos Miguel Judas e Rodrigo Lino Gaspar dedicadas a revisitar, respetivamente, o livro Arquitectura Popular em Portugal e o Plano de Urbanização de Chelas.

De NTP foi escolhida a comunicação ao Colóquio de Urbanismo, no Funchal (1969), com o título “Habitação para o maior número” (ver tradução em inglês aqui), que faz igualmente parte da seleção de 12 escritos do mesmo autor sobre “o problema da habitação” publicada neste sítio, no destaque dedicado ao “Direito à Habitação”.