«“Concertos Grossos para Orquestra”, de António Pereira da Costa (1697-1770) por Fores de Mvsica – Early Music Ensemble, com o concertino Lorenzo Colitto e João Janeiro no cravo e na direcção, encantaram o auditório na tarde de sábado na Igreja do Convento de S. Francisco, em homenagem ao grande arquitecto Nuno Teotónio Pereira no centenário do seu nascimento. (…)
Tiago Malato, mentor e motor da iniciativa agradeceu a todos os que colaboraram (…) [e] falou sobre o concerto e a sua importância, lembrando a figura incontornável de Nuno Teotónio Pereira e a sua ideia de “tornar a habitação acessível a todos”.
O músico e coordenador do projecto musical, João Janeiro, agradeceu o acolhimento (…) lembrando depois, a propósito do trabalho de pesquisa para este concerto, que “continua a haver nos arquivos muita riqueza patrimonial que importa descobrir”, citando mesmo os casos de Elvas e de Portalegre. (…)
Miguel Teotónio Pereira, filho do homenageado (…) [lembrou] que “o meu pai actuou em vários planos -social, cívico e político – e que o site elaborado pelos [filhos e] netos e agora disponível possibilita ter um conhecimento mais profundo do arquitecto, do homem de cultura e do cidadão inteiro que foi candidato oposicionista pelo círculo eleitoral de Portalegre”. (…)
Ao longo deste ano haverá outras acções comemorativas do centenário do nascimento de Nuno Teotónio Pereira, que a música que se seguiu evocou e quis homenagear.»
Notícia publicada no jornal Alto Alentejo, 9 de fevereiro de 2022