
A Fundação Marques da Silva inicia o ciclo de “Conversas à volta de Paisagens Construídas” com o exemplo da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, justificando: “O alcance e a rutura provocados pelo projeto da Igreja do Sagrado Coração de Jesus só é compreensível à luz dos múltiplos caminhos de questionamento e reflexão há muito desenvolvidos pelos autores do projeto: os católicos progressistas Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas. O resultado é uma transformadora mudança no contexto da arquitetura religiosa e nos costumes litúrgicos, ao democratizar, não apenas o espaço de culto, como as zonas exteriores de circulação, abertas a todos, seja qual for o seu credo.”
A sessão, com o arquiteto Nuno Grande e moderação de Valdemar Cruz, terá lugar no Porto – Palacete Lopes Martins (Fundação Marques da Silva), no dia 5 de fevereiro às 18h30. Na ocasião, será também projetado o documentário Sagrado, com realização e argumento de Nuno Grande e música original de José Valente, produzido em 2014 pela Ruptura Silenciosa e JackBackPack. O filme vai percorrendo e explorando a espacialidade da Igreja enquanto nela decorre uma conversa entre Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas.
Esta é a primeira de quatro Conversas baseadas no livro de Valdemar Cruz, com fotografias de Inês d’Orey, Paisagens Construídas (edição do autor, 2023).
CONTEÚDOS RELACIONADOS