Arquitetura Centenário Habitação Homenagens

NTP na revista “CIDADES, Comunidades e Territórios”

No âmbito do tema “Acesso à habitação e Covid-19: Leituras a partir das Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto”, ao qual é dedicado o nº. 45 da revista “CIDADES, Comunidades e Territórios” (2022), os seus responsáveis quiseram comemorar os 100 anos da vida de Nuno Teotónio Pereira.

Pretendeu-se, desta forma, celebrar e contribuir para espessar as vozes que destacam a importância do seu legado no quadro geral da arquitetura contemporânea em Portugal. Apontamos, por exemplo, o percurso antifascista e ativista pelos direitos sociais e políticos, a advocacia da habitação condigna para um maior número de pessoas, a atividade no quadro do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), após o 25 de Abril, com lógicas de participação cidadã, os projetos de habitação social ou a investigação na área da reabilitação urbana. A sua obra, de significado tão atual, reverbera no tempo cruzando-se com o que nos traz aqui: o acesso à habitação em Portugal, em particular nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto.” (Do editorial)

O arquiteto João Santa-Rita foi então convidado a partilhar um testemunho pessoal: “100 anos de Nuno Teotónio Pereira e da sua obra, um resgate emotivo”.

Aceder à publicação completa AQUI.


CONTEÚDOS RELACIONADOS

O problema da habitação: 12 textos de Nuno Teotónio Pereira