
De 14 de maio a 8 de junho estão abertas três exposições dos estudantes de Arquitetura da Escola de Artes da Universidade de Évora, entre as quais a do Glossário de Arquitetura de Autor, este ano dedicada a Nuno Teotónio Pereira, no seguimento da iniciativa de 2024 em torno da obra de Fernando Távora.
A primeira exposição apresenta breves biografias de 100 arquitetas e arquitetos portugueses, numa pesquisa que se propôs dar relevo às mulheres que escolheram esta profissão.
A partir de uma leitura atenta de escritos, projetos e edifícios de NTP, incluindo uma visita ao Bloco das Águas Livres (Lisboa), as e os 49 estudantes do 1º ano ( Uc Projecto I) elaboraram maquetas deste edifício, que é Património Moderno classificado, e criaram o segundo Glossário de Arquitetura de Autor, sob coordenação dos docentes Sofia Aleixo, João Santa Rita e Marta Frazão.
No mesmo espaço está ainda patente uma terceira exposição, uma impressionante maqueta com 11 metros que propõe Folies (dispositivos espaciais) ao longo do percurso entre a cidade e São Bento de Cástris, acompanhando o Aqueduto Água de Prata, a pensar na celebração da Cultura Europeia em Évora. A autoria é dos estudantes do 3º ano, em cooperação com as e os colegas da Universidade de Alicante.

A Luísa e o Tiago (filha e neto de NTP) participaram na inauguração das exposições e tiveram a oportunidade de conversar com as e os estudantes, de visitar o Atelier 01 onde foi construída na parede uma linha do tempo com a biografia do Nuno, e de visitar na biblioteca a sala na qual se guarda e disponibiliza o acervo oferecido por NTP à Universidade, centrado na bibliografia sobre Arquitetura Portuguesa.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
– Por uma didática: a vida e obra de Nuno Teotónio Pereira
– Biblioteca Jorge Araújo – Universidade de Évora