O Arquitecto Teotónio Pereira e o PGU de Castelo de Vide
Foi por meu intermédio que o Sr. Arquitecto Nuno Teotónio Pereira aceitou encarregar-se da elaboração do Plano Geral de Urbanização (PGU) de Castelo de Vide, quando eu desempenhava funções Políticas na Autarquia.
Não foi fácil a aceitação, tendo em conta que o nosso prestigiado Arquitecto teria tido uma má experiência num Município vizinho de Castelo de Vide. Foi necessária e muito útil a intervenção do também prestigiado Arquitecto Sousa Lino (amigo de ambos), que nessa época dirigia o GAT de Portalegre, para que o Arquitecto Teotónio Pereira aceitasse o desafio, o que nos deixou muito satisfeitos e com o compromisso assumido de que connosco o processo seria participado e respeitado.
Logo em Novembro de 1980, deu-se início a um conjunto de reuniões públicas com prestigiados Arquitectos, Urbanistas, Paisagistas, Arqueólogos e outros reputados técnicos. Desses eventos, junto algumas fotos. Estas reuniões revelaram-se de grande utilidade para o desenvolvimento do PGU e tiveram o condão de sensibilizar a população local para a importância de vir a ter um instrumento de planeamento, sobretudo numa época em que, com a alegria da recém-conquistada Democracia, poderia haver a tentação de querer fazer muito e depressa, com resultados contrários a boas práticas urbanísticas.
Graças à apurada sensibilidade de Nuno Teotónio Pereira, da sua qualificada equipa e da excelente relação com a reputada equipa do GAT de Portalegre, foi possível à CM de Castelo de Vide lançar-se a uma contida expansão urbanística, sempre no respeito pelo valioso património, construído ao longo dos Séculos.
Exemplos disso, são os projectos da Cooperativa de Habitação Económica, do projecto para autoconstrução do Bairro da Muralha e do Bairro da Eira, que veio a ser premiado pela categorizada Revista “Os Cadernos Municipais”, superiormente dirigida pelo prestigiado Arquitecto Nuno Portas.
O Estudo Prévio do PGU previa ainda a criação de uma zona desportiva, também concretizada. Todos estes projectos foram da responsabilidade do GAT com a concordância da equipa do PGU e concretizados nos anos oitenta do século passado.
O quartel dos Bombeiros, o projecto do Bairro do Moinho de Vento e a salvaguarda em termos construtivos da zona não urbana, como a variante a Castelo de Vide, estiveram também nas preocupações do PGU, projectos também já concretizados.
Em Outubro de 1983, Castelo de Vide foi convidado para representar Portugal num Seminário Internacional, sobre Cércea Urbana, na Cidade Italiana de Luca.
O Município esteve representado pelo Presidente da Câmara Municipal, pelos Arquitectos Teotónio Pereira e Sousa Lino e pelo Arqueólogo Diamantino Trindade. A apresentação do Estudo Prévio do PGU logo recebeu os melhores elogios por parte das categorizadas personalidades de vários Países presentes, e os responsáveis pela famosa Escola de Florença informaram que o trabalho da Equipa do PGU de Castelo de Vide, iria ser apresentado e exposto como excelente exemplo naquela prestigiada Instituição da Toscana.
Como se pode imaginar, este anúncio deixou muito honrada a nossa delegação.
Esta viagem de 10 dias foi efectuada numa carrinha Peugeot 504, exigência dos dois Arquitectos, porque assim daria para ir observando, sobretudo em Itália, excelentes exemplos de reabilitação urbana naquele País, onde o património é tratado de forma inteligente.
Deixo para outro momento o relato de algumas peripécias interessantes, ocorridas naquela memorável viagem.
O pequeno contributo que aqui deixo, sem dúvida muito pouco do muito que foi considerado no PGU, mais não tem do que a pretensão de homenagear, ainda que de forma modesta, um Arquitecto de Eleição e, sobretudo um Homem com quem tive o privilégio de partilhar imensas horas de trabalho e ter conhecido um Notável ser Humano.
Entretanto, em conversa com o Sr. Presidente da Câmara, tomei conhecimento que o Município de Castelo de Vide, irá Homenagear, a título Póstumo, o Arquitecto Nuno Teotónio Pereira na próxima Segunda Feira de Páscoa, Dia do Município.
Carolino Tapadejo, ex-presidente da Câmara de Castelo de Vide
Castelo de Vide, 05 de Janeiro de 2022
CONTEÚDOS RELACIONADOS
– Grupo dos Amigos de Castelo de Vide
– Medalha de ouro da Vila de Castelo de Vide