Assuntos pessoais

TRINTA: o livro do Miguel

A Biblioteca Municipal Laranjo Coelho, em Castelo de Vide, recebeu no dia 22 de novembro de 2025 a apresentação de TRINTA, livro póstumo de Miguel Teotónio Pereira, recentemente publicado pelas Edições Flauta de Luz.

A tarde iniciou-se com a receção de familiares, amigos e leitores que se reencontraram para celebrar a vida do Miguel. Os presentes foram acolhidos logo de início por um gesto marcante: o neto Tomé partilhou um desenho feito para o avô e inspirado na Biblioteca de Castelo de Vide.

Seguindo para o primeiro piso – lugar de trabalho do Miguel – um amigo próximo, José Galamba, evocou a figura do Miguel, recordando episódios, cumplicidades e lutas comuns.

No auditório, equipada a sala para transmissão e projeção multimédia, a homenagem tomou nova amplitude. A partir do Equador, o neto Leo Achik interpretou ao piano uma peça musical dedicada ao avô. A Vice-Presidente do Município de Castelo de Vide, Helena Esteves, destacou algumas memórias do Miguel, sublinhando o seu profundo conhecimento da Biblioteca de Castelo de Vide.

Seguiu-se a intervenção do editor Júlio Henriques, que contextualizou a publicação de TRINTA e valorizou a voz literária do autor. Para encerrar, o filho, Tiago, leu dois textos do livro, que marcaram de forma intensa e afetiva o fim da sessão.

O encontro terminou com um pequeno beberete de confraternização, no qual amigos de longa data, familiares e leitores puderam partilhar recordações, histórias e vivências.

Pode comprar o TRINTA aqui.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

– Miguel Duarte Silva Teotónio Pereira (1954-2024)
Nascimento do segundo filho, Miguel, em Lisboa
Peçam-lhe um croquis!
Nascimento da primeira neta, Alice, em Lisboa
Nascimento do segundo neto, Tiago, em Marvão
Nascimento do primeiro bisneto, Leo Achik, em Cotachachi, Equador